Em The Legend of Zelda, como cada história é individual e contida em si, é razoavelmente fácil preservar o Ganon(dorf) na posição perene de antagonista. Ganon também é uma figura necessária, pra não dizer imprescindível, pro mythos da série, em construção há 40 anos.
Seguindo a fórmula estabelecida, pra cada encarnação de Link e Zelda há um Ganon (e afins); pra cada Mario tem um Bowser; pra cada Star Fox tem um Andross e/ou Star Wolf; pra cada Donkey Kong tem um K. Rool; pra cada Kirby tem um Dedede (mesmo quando ele não é exatamente um vilão), etc. A questão é que esses personagens ganham o direito de voltar porque ajudam a definir a identidade das suas respectivas séries, e derrotá-los não necessariamente anula a relevância de forma permanente. Nesses casos, enquanto o protagonista continuar existindo, o antagonista também terá um lugar reservado. Ninguém vai questionar como Bowser "voltou" pela quadragésima vez, porque isso simplesmente não é importante para a permanência da série Mario.
Dito isso, estava pensando que Metroid se estabeleceu como uma exceção à fórmula, por bem ou por mal. Ridley ocupou durante décadas a posição de antagonista recorrente e foi fundamental tanto para o arco dos Space Pirates (Zero Mission e Super) quanto para a construção da própria Samus enquanto personagem (mangá, Other M etc.). O problema é que, em Fusion, Ridley finalmente chegou a um ponto de esgotamento, isso sem considerar a prorrogação retroativa em Samus Returns.

Thumbnail do video “Evolution of Ridley Battles & Appearances (1986 - 2025)”. Assista aqui.
Ridley já não tem mais condições de retornar indefinidamente sem comprometer a coerência da série, ou correr o risco de virar mais do mesmo. Raven Beak foi uma novidade interessante que desempenhou um papel importante em Dread, mas teve um arco fechado que começou no retcon de Samus Returns e aparentemente terminou com uma morte definitiva. Ridley teve sua morte definitiva decretada em Super, e daí pra frente acho que Metroid ficou numa posição relativamente delicada, afinal, o antagonista de facto da série principal passou a ser o parasita X, que é uma entidade biológica anônima, sem personalidade própria e capaz de assumir qualquer forma.
O Parasita X é um “vilão” muito bem pensado pro gênero, e Fusion introduziu essa ideia de uma forma incrível com a SA-X. A série, entretanto, já estava explorando a figura do doppelgänger com Dark Samus em Prime, e acho que repetir a mesma fórmula indefinidamente na linha principal perderia rápido a originalidade. Aliás, até o próprio arco da Dark Samus já se encerrou, o que obrigou Prime a tomar um novo rumo, por bem ou por mal. A questão é que, pra série principal, já não tem mais como sustentar Ridley e Ridley robô (M/MZM), Ridley Ciborgue (Prime 1 e 3, SR), Ridley revivido (Super), Ridley parasita (Fusion) e Ridley clone (M:OM). Então parece que o X chegou para ficar, independente da forma que vai assumir daqui pra frente.
Considerando a natureza indomável do parasita e o risco constante que representa, o potencial de reutilização do X parece me ilimitado...o que é muito interessante, apesar de não ser exatamente uma ideia original no grande panorama da ficção científica. Só me pergunto como Metroid pretende explorar isso com mais profundidade no futuro. Uma ideia completamente maluca seria trazer de volta a Gandrayda de Prime 3 (ou análogo) e colocar o X na jogada, o que criaria uma loucura de infecção e shapeshifting ao quadrado, mas acho que é um pitch ousado demais.
Enfim. Ridley foi finalmente colocado em Smash justamente por ter alcançado status icônico, apesar de estar efetivamente extinto...mas não dá exatamente pra fazer isso com um parasita sem personalidade e endereço fixo. Portanto, a questão que fica é: pra onde vai a série principal de Metroid em termos de um antagonista icônico e duradouro? Na verdade, será que Samus precisa de um Bowser?
Talvez a ausência imediata dessa resposta seja parte do que faz a série continuar sendo tão única. Não sei se a gente precisa necessariamente de um novo Ridley, mas definitivamente precisamos de algo mais interessante do que Tanabe fez com o tão aguardado retorno do Sylux em Prime 4.